Cuidados com o Cartão De Débito e/ou Crédito.

Todos os cartões bancários são de uso pessoal e não devem ser entregues para terceiros.

E, semelhantemente aos cartões de débitos, os cartões de créditos estão sendo atualizados com o sistema de “chip” eletrônico, suprindo assim a assinatura do titular pela inserção de sua senha pessoal, situação que, ao menos em tese, culminaria com a certeza de que qualquer operação realizada teve o aval do possuidor do cartão (cliente) e conhecedor da senha.

Entretanto, atualmente há equipamentos utilizados pelos falsários (chupa cabra e outros) que roubam as informações dos cartões e permitem a realização de operações fraudulentas, além da possibilidade de utilização de transações eletrônicas apenas com o número de cartão.

Assim, por mais que exista o inegável aparelhamento de segurança dos bancos e das administradoras, o sistema não é inviolável, podendo refletir em prejuízos aos titulares dos cartões, que muitas vezes são cientificados do ato lesivo no recebimento da fatura, no bloqueio para realização de alguma operação ou verificando o saldo.

Destarte, a melhor forma de evitar tais ocorrências é manter os cartões sempre em locais seguros, não fornecer senha para terceiros e quando for utilizá-los não permitir que o cartão seja “passado” em locais sem chance de acesso visual.

Imperioso, também, destacar que o cliente deve ter atenção redobrada nos casos em que o cartão for entregue para terceiros, mesmo que momentaneamente, sendo imprescindível que verifique se o cartão devolvido é realmente o de sua titularidade ou se foi trocado.

Não obstante, quando o cliente desconfiar ou ter certeza da fraude deve contatar imediatamente à administradora do cartão ou o banco, ato que deve ser realizado inicialmente pelos serviços de atendimento telefônico, cabendo ao cliente seguir as orientações dos atendentes.

Porém, nos casos em que o titular tiver que comparecer até o estabelecimento comercial e/ou bancário para apresentar o cartão que foi fraudado JAMAIS deverá entregar o cartão ao funcionário sem o intermédio de protocolo contendo toda numeração do cartão problemático que está sendo entregue, sendo aconselhável que o titular guarde xerox ou fotografe o cartão. Tal atitude é fundamental, pois visa assegurar que o cliente até aquele momento sempre esteve na posse do cartão fraudado, evitando discussões futuras com relação a eventual posse ou não do mesmo.

Em outra esfera, é comum que a administradora do cartão ou instituição financeira solicite que o lesado escreva carta de próprio punho relatando o problema enfrentado e/ou apresentação do Boletim de Ocorrência, atos que deverão ser atendidos, pois, como vítima, nenhum problema há em realizar estes procedimentos. Mas, o titular não deve anuir com assinatura em qualquer documento sem exatidão com os acontecimentos.

Com relação ao ressarcimento e/ou cancelamento do prejuízo causado o assunto é abordado em outro tópico.

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em setembro 6, 2013, em As Fraudes, Dicas De Segurança e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente e Compartilhe

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: